Você sabia que é possível fazer uma rosquinha simples assada em casa, sem precisar de fritura ou ingredientes complicados? Neste artigo, você vai aprender como fazer essa delícia de forma fácil e rápida, usando apenas alguns itens básicos que você provavelmente já tem na sua cozinha. Além disso, você vai conhecer um pouco da história dessa receita e algumas sugestões de acompanhamentos para deixar sua rosquinha ainda mais saborosa. Vamos lá?
O que é uma Rosquinha Simples Assada?
Uma rosquinha simples assada é um tipo de pão doce em forma de anel, que pode ser coberto com açúcar, chocolate, glacê, frutas ou outros ingredientes de sua preferência. Ela é diferente da rosquinha frita, que é mais gordurosa e calórica, e também da rosquinha de padaria, que é mais macia e aerada. A rosquinha simples assada é mais firme e crocante por fora, mas ainda assim macia e fofa por dentro.
A rosquinha simples assada é uma ótima opção para o café da manhã, o lanche da tarde ou até mesmo para servir em festas e eventos. Ela é fácil de fazer, econômica e rende bastante. Além disso, ela é versátil e pode ser personalizada de acordo com o seu gosto e criatividade.
Como Fazer uma Rosquinha Simples Assada?
Para fazer uma rosquinha simples assada, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1/4 de xícara de manteiga derretida
- 1 xícara de leite morno
- 1 ovo
- Óleo para untar
- Açúcar e canela para polvilhar (opcional)
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Faça um buraco no centro e adicione a manteiga, o leite e o ovo. Mexa bem com uma colher de pau ou com as mãos até formar uma massa homogênea e macia. Se a massa estiver muito seca, adicione um pouco mais de leite. Se estiver muito grudenta, adicione um pouco mais de farinha.
- Sove a massa em uma superfície enfarinhada por cerca de 10 minutos, ou até que ela fique lisa e elástica. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e cubra com um pano limpo. Deixe descansar em um lugar quente e sem correntes de ar por cerca de uma hora, ou até que ela dobre de tamanho.
- Após o descanso, divida a massa em 16 partes iguais e modele cada uma em uma bola. Com o dedo, faça um furo no centro de cada bola e alargue-o para formar um anel. Coloque as rosquinhas em uma assadeira untada com óleo, deixando um espaço entre elas. Cubra novamente com o pano e deixe crescer por mais 30 minutos.
- Preaqueça o forno a 180°C e asse as rosquinhas por cerca de 15 minutos, ou até que elas fiquem douradas. Retire do forno e deixe esfriar um pouco sobre uma grade.
- Se desejar, passe as rosquinhas em uma mistura de açúcar e canela, ou em outro tipo de cobertura de sua preferência. Sirva em seguida ou guarde em um recipiente fechado por até dois dias.
Qual é a Origem da Rosquinha Simples Assada?
A origem da rosquinha simples assada é incerta, mas existem algumas teorias sobre como ela surgiu. Uma delas diz que ela foi criada por um padeiro holandês chamado Hanson Gregory, que em 1847, aos 16 anos, estava insatisfeito com o centro cru das rosquinhas fritas que ele fazia a bordo de um navio. Ele então teve a ideia de usar a tampa de um pote de pimenta para cortar um buraco no meio da massa, antes de fritá-la. Assim, ele teria inventado a rosquinha em forma de anel, que se tornou popular nos Estados Unidos.
Outra teoria diz que a rosquinha simples assada foi inspirada em um prato alemão chamado kugelhopf, que é um bolo de massa fermentada com passas e amêndoas, assado em uma forma especial com um buraco no meio. Os imigrantes alemães teriam levado essa receita para a América, onde ela foi adaptada e simplificada, dando origem à rosquinha simples assada.
Quais são os Melhores Acompanhamentos para a Rosquinha Simples Assada?
A rosquinha simples assada é deliciosa por si só, mas se você quiser incrementar o seu sabor, pode experimentar alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ela. Aqui estão duas sugestões:
- Café: O café é uma bebida clássica para acompanhar a rosquinha simples assada, pois realça o seu doce e contrasta com o seu crocante. Você pode escolher o tipo de café que mais gosta, seja ele expresso, coado, com leite, com chantilly ou com especiarias. O importante é que ele esteja quente e aromático, para criar uma harmonia perfeita com a rosquinha simples assada.
- Frutas: As frutas são uma opção saudável e refrescante para acompanhar a rosquinha simples assada, pois adicionam cor, textura e vitaminas ao seu lanche. Você pode escolher as frutas que mais gosta, seja elas frescas, secas, em calda ou em compota. Algumas frutas que combinam muito bem com a rosquinha simples assada são: morango, banana, maçã, abacaxi, pêssego, damasco e cereja.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer uma rosquinha simples assada em casa, usando apenas alguns ingredientes básicos e seguindo cinco passos simples. Você também conheceu um pouco da história dessa receita e algumas sugestões de acompanhamentos para deixar sua rosquinha ainda mais gostosa.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire a fazer a sua própria rosquinha simples assada. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou. Obrigado pela sua atenção e até a próxima! 😊