Você já ouviu falar da rosquinha de polvilho frita? Essa delícia é típica da culinária mineira e é perfeita para um lanche da tarde ou um café da manhã caprichado. A rosquinha de polvilho frita é crocante por fora, macia por dentro e tem um sabor irresistível. Neste artigo, vamos te mostrar 5 motivos para experimentar essa receita e como fazê-la em casa. Confira!
O que é a Rosquinha de Polvilho Frita?
A rosquinha de polvilho frita é um tipo de biscoito feito com polvilho azedo, ovos, leite, óleo, sal e açúcar. A massa é modelada em formato de rosquinha e frita em óleo quente até dourar. O resultado é uma rosquinha crocante, leve e saborosa, que pode ser consumida pura ou com geleia, manteiga, requeijão ou doce de leite.
A rosquinha de polvilho frita é um alimento muito nutritivo, pois contém carboidratos, proteínas, gorduras, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas. Além disso, o polvilho azedo é um ingrediente que ajuda na digestão e na regulação do intestino, pois contém probióticos, que são bactérias benéficas para a flora intestinal.
Como Fazer a Rosquinha de Polvilho Frita?
Fazer a rosquinha de polvilho frita é muito fácil e rápido. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de polvilho azedo
- 1 xícara de leite
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de chá de sal
- 3 ovos
- 1/4 de xícara de açúcar
- Óleo para fritar
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela, leve ao fogo o leite, o óleo e o sal e deixe ferver.
- Em uma tigela, coloque o polvilho azedo e despeje a mistura fervente sobre ele, mexendo bem com uma colher de pau até formar uma farofa úmida.
- Deixe esfriar um pouco e acrescente os ovos, um a um, misturando bem com as mãos até obter uma massa homogênea e macia.
- Adicione o açúcar e sove a massa por alguns minutos, até que fique lisa e elástica.
- Pegue pequenas porções de massa e faça rolinhos, unindo as pontas para formar as rosquinhas.
- Aqueça o óleo em uma panela e frite as rosquinhas em fogo médio, virando-as de vez em quando, até que fiquem douradas e crocantes.
- Escorra as rosquinhas em papel toalha e sirva a seguir ou guarde em um recipiente fechado por até 3 dias.
A Origem da Rosquinha de Polvilho Frita
A rosquinha de polvilho frita é uma receita que surgiu em Minas Gerais, um estado brasileiro famoso pela sua gastronomia variada e saborosa. A origem dessa receita está ligada à produção do queijo minas, um tipo de queijo branco e fresco muito consumido na região.
Para fazer o queijo minas, o leite é coagulado com coalho e depois separado do soro, que é chamado de polvilho. O polvilho é então seco ao sol e moído, dando origem ao polvilho azedo, que é usado para fazer a rosquinha de polvilho frita e outras receitas, como o pão de queijo e o biscoito de polvilho.
A rosquinha de polvilho frita era um alimento muito apreciado pelos tropeiros, que eram os viajantes que transportavam mercadorias pelo interior do Brasil. Eles levavam as rosquinhas de polvilho fritas em suas viagens, pois elas eram duráveis, nutritivas e fáceis de comer. As rosquinhas de polvilho fritas também eram servidas nas fazendas, nas festas religiosas e nos cafés da manhã.
Acompanhamentos para a Rosquinha de Polvilho Frita
A rosquinha de polvilho frita é um alimento muito versátil, que pode ser consumido de diversas formas e com diferentes acompanhamentos. Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com a rosquinha de polvilho frita:
- Geleia de frutas: a geleia de frutas é um doce feito com frutas cozidas, açúcar e pectina, que é uma substância que dá consistência à geleia. A geleia de frutas pode ser de vários sabores, como morango, goiaba, abacaxi, maracujá, entre outros. A geleia de frutas é um acompanhamento delicioso para a rosquinha de polvilho frita, pois contrasta o doce com o salgado e dá um toque de frescor e cor ao prato.
- Requeijão cremoso: o requeijão cremoso é um tipo de queijo cremoso e salgado, que é muito consumido no Brasil. O requeijão cremoso é feito com leite, creme de leite, coalho, sal e conservantes. O requeijão cremoso é um acompanhamento perfeito para a rosquinha de polvilho frita, pois realça o sabor do polvilho e dá uma textura macia e aveludada ao prato.
Conclusão
A rosquinha de polvilho frita é uma receita tradicional da culinária mineira, que é fácil de fazer e muito saborosa. A rosquinha de polvilho frita é um alimento nutritivo, que contém carboidratos, proteínas, gorduras, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas. Além disso, o polvilho azedo é um ingrediente que ajuda na digestão e na regulação do intestino, pois contém probióticos. A rosquinha de polvilho frita pode ser consumida pura ou com diversos acompanhamentos, como geleia de frutas, requeijão cremoso, manteiga, doce de leite, entre outros.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a experimentar a rosquinha de polvilho frita em casa. Se você gostou, compartilhe este artigo com seus amigos e familiares e deixe um comentário abaixo com sua opinião sincera e suas sugestões. Obrigado por ler e até a próxima!