Você já ouviu falar do pudim engana visita? Essa é uma receita típica da culinária brasileira, que consiste em um pudim de leite condensado com bolacha de maçã por cima.
O nome vem do fato de que esse doce é muito saboroso e tentador, mas também pode enganar quem não está acostumado com ele.
Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita simples e rápida, que vai surpreender a sua família e os seus convidados. Além disso, você vai conhecer um pouco da história do pudim e algumas dicas para variar o seu cardápio. Confira!
O que é o pudim?
O pudim é uma sobremesa feita com leite, ovos e açúcar, que pode ser cozida no forno ou no micro-ondas. Existem vários tipos de pudim, como o de chocolate, o de coco, o de queijo e até o de croissant. O pudim é considerado um prato principal em alguns países da Europa, onde é servido com frutas ou sorvete.
Como fazer o pudim engana visita?
Para fazer o pudim engana visita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 5 ovos
- 10 colheres (sopa) de açúcar
- 3 copos americanos (chá) de leite
- 10 bolachas de maçã
O modo de preparo é muito simples:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo.
- Despeje a mistura em uma forma caramelizada (uma forma untada com açúcar) e leve ao forno em banho-maria por cerca de 40 minutos ou até firmar.
- Espere esfriar completamente e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de desenformar.
- Sirva gelado ou em temperatura ambiente.
A história do pudim
A origem do pudim remonta ao Império Romano, onde os romanos faziam pudins com leite, ovos, mel e especiarias. Essa sobremesa era popular entre a nobreza romana e era frequentemente servida em banquetes.
Com o tempo, a receita do pudim se espalhou pela Europa e por outras partes do mundo. No Brasil, chegou com os colonizadores portugueses no século XVI e foi adaptada aos ingredientes locais.
Uma das variações mais famosas do pudim brasileiro é a do leite condensado com bolacha de maçã por cima. Essa receita foi criada por acaso na década de 1930 por uma dona chamada Maria Helena da Silva Júnior, que trabalhava na fábrica da Nestlé em São Paulo.
Ela estava fazendo um bolo para uma festa infantil quando percebeu que tinha esquecido a farinha na massa. Para substituir a farinha, ela usou bolachas recheadas com maçãs secas que estavam na geladeira da empresa.
O resultado foi um bolo macio e úmido com bolachas crocantes por cima. A criança que comeu primeiro pediu para repetir a receita no dia seguinte. Assim nasceu o famoso pudim engana visita.
Acompanhamentos para o pudim
O pudim pode ser servido como sobremesa ou como entrada em eventos especiais. Ele combina bem com vários tipos de acompanhamentos, como:
- Frutas frescas ou secas: morango, framboesa, amora, uva passa etc.
- Gelatina: pode ser colorida ou aromatizada com frutas vermelhas ou creme.
- Sorvete: pode ser baunilha ou outro sabor preferido.
- Queijo branco: pode ser ralado ou fatiado sobre o pudim.
- Creme chantilly: pode ser batido na hora ou comprado pronto.
- Caramelo líquido: pode ser usado para regar as bolachas antes ou depois do cozimento.
Conclusão
uma receita fácil e deliciosa que pode ser feita em poucos minutos. Você só precisa de leite condensado, ovos, açúcar e bolachas de maçã. O pudim engana visita é uma ótima opção para servir em ocasiões especiais ou para matar a vontade de comer um doce.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido como fazer o pudim engana visita. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou dessa receita. Até a próxima!