O chocotone é uma das sobremesas mais tradicionais e apreciadas no Brasil, especialmente no Natal. Ele é feito com uma massa fofinha e úmida, recheada com doce de leite ou creme de leite, e coberta com chocolate derretido.
Mas você sabia que você pode fazer o seu próprio chocotone em casa, usando apenas um liquidificador? Isso mesmo, com essa receita simples e prática, você vai economizar tempo e dinheiro, além de poder personalizar o seu chocotone do jeito que você quiser. Confira as nossas dicas para fazer um chocotone de liquidificador delicioso e fácil!
O que é Chocotone?
O chocotone é uma sobremesa típica da culinária brasileira, que surgiu como uma adaptação da trufa italiana ao gosto dos brasileiros. O nome vem da palavra “chocolate”, que era usada para se referir aos doces feitos com chocolate em gotas ou em barra. O chocotone é feito com uma massa fofinha e úmida, recheada com doce de leite ou creme de leite, e coberta com chocolate derretido. Ele pode ser cortado em pedaços ou enrolado em formato de rocambole.
O chocotone é muito consumido no Brasil durante o Natal, mas também pode ser encontrado em outras épocas do ano. Ele pode ser servido como sobremesa individual ou em forma de bolo grande. Ele também pode ser decorado com frutas secas, coco ralado, castanhas picadas ou outros ingredientes a gosto.
Como Fazer Chocotone de Liquidificador?
Fazer chocotone de liquidificador é muito fácil e rápido. Você só vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Água a gosto
- 3 ovos
- 120 gramas de manteiga
- Sal a gosto
- 120 gramas de açúcar
- 10 gramas de fermento biológico seco
- 1/2 colher de sopa de essência de panetone
- 500 gramas de farinha de trigo
- 300 gramas de chocolate em gotas
- Manteiga a gosto para finalização
O modo de preparo é o seguinte:
- No liquidificador adicione a água, os ovos, a manteiga derretida (ou amolecida), o sal, o açúcar e o fermento biológico seco (ou polvilho azedo). Bata por cerca de 2 minutos até obter uma mistura homogênea.
- Adicione a essência caseira (ou comprada) na medida que preferir para dar mais sabor ao seu chocotone.
- Despeje a mistura no liquidificador na tigela grande onde você vai peneirar a farinha.
- Peneire bem a farinha aos poucos sobre a mistura do liquidificador, mexendo delicadamente com uma colher ou um fouet até incorporar tudo.
- Transfira a massa para uma tigela untada com manteiga (ou forrada com papel manteiga) e cubra com plástico filme bem fechado.
- Deixe descansar por cerca de 40 minutos em temperatura ambiente ou na geladeira por até 24 horas.
- Divida a massa em duas partes iguais (ou use apenas metade da quantidade) e coloque cada parte em uma forma retangular untada com manteiga (ou forrada com papel manteiga).
- Cubra novamente as massas com plástico filme bem fechado e deixe descansar por mais 40 minutos.
- Adicione metade do chocolate em gotas sobre cada massa (ou use apenas metade da quantidade) e espalhe bem pelo fundo e pelas laterais das formas.
- Coloque mais chocolate em gotas por cima das massas (ou use apenas mais metade da quantidade) e finalize com um pedacinho pequeno da mesma quantidade que usou no passo anterior.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos ou até que a superfície esteja dourada e o palito saia limpo ao espetar a massa.
- Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar e cortar em fatias.
A História do Chocotone
A origem do chocotone é incerta, mas existem algumas teorias sobre como ele surgiu. Uma delas é que ele foi criado por um confeiteiro italiano chamado Toni, que trabalhava em uma padaria em Milão. Ele teria inventado o chocotone ao misturar chocolate em gotas na massa do panetone, um pão doce típico da região. O resultado foi um sucesso e o doce passou a ser chamado de “pan di Toni” ou “pão do Toni”, que depois virou “panettone” e “chocottone”.
Outra teoria é que o chocotone foi criado no Brasil, por um imigrante italiano que adaptou a receita do panetone ao clima tropical. Ele teria substituído as frutas cristalizadas e as uvas passas por chocolate em gotas, que derretiam na massa e davam um sabor mais doce e cremoso. O chocotone teria se popularizado no país e se tornado uma tradição natalina.
Acompanhamentos para o Chocotone
O chocotone é uma sobremesa deliciosa por si só, mas você pode incrementá-la com alguns acompanhamentos que vão deixá-la ainda mais saborosa. Veja algumas sugestões:
- Sorvete: Uma bola de sorvete de creme, baunilha ou chocolate combina perfeitamente com o chocotone quentinho e derretido. Você pode colocar o sorvete por cima da fatia de chocotone ou servir separadamente em uma taça.
- Calda: Você pode regar o seu chocotone com uma calda de chocolate, caramelo, morango ou outro sabor de sua preferência. Você pode fazer a calda em casa ou comprar pronta no mercado. Basta aquecer um pouco no micro-ondas ou em banho-maria e despejar sobre o chocotone.
- Frutas: Você pode decorar o seu chocotone com frutas frescas ou em calda, como morango, banana, kiwi, abacaxi, pêssego ou cereja. As frutas vão dar um toque de cor e frescor ao seu chocotone, além de contrastar com o sabor do chocolate.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer um chocotone de liquidificador delicioso e fácil, usando apenas alguns ingredientes simples e um liquidificador. Você também conheceu um pouco da história do chocotone e algumas dicas de acompanhamentos para deixar a sua sobremesa ainda mais gostosa. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com o seu chocotone caseiro!
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou do nosso artigo e do nosso chocotone de liquidificador. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!