O pepino agridoce, também conhecido como sunomono, é uma salada japonesa feita com pepino fatiado, vinagre de arroz, açúcar e sal. É um prato simples, mas delicioso e refrescante, que pode ser servido como entrada ou acompanhamento. Mas você sabia que o pepino agridoce também traz vários benefícios para a sua saúde? Neste artigo, vamos mostrar 5 motivos para você incluir o pepino agridoce na sua dieta.
O que é o Pepino Agridoce ou Sunomono?
O pepino agridoce ou sunomono é uma receita tradicional da culinária japonesa, que consiste em pepino cortado em fatias finas, marinado em uma mistura de vinagre de arroz, açúcar e sal. O nome sunomono significa literalmente “coisas avinagradas” em japonês, e pode se referir a qualquer tipo de salada ou vegetal temperado com vinagre. O pepino agridoce é um dos tipos mais populares de sunomono, e pode ser encontrado em restaurantes japoneses, supermercados e lojas de conveniência.
O pepino agridoce é um prato leve e refrescante, que combina o sabor crocante e suave do pepino com o sabor ácido e doce do vinagre. É uma ótima opção para os dias quentes, ou para acompanhar pratos mais pesados, como sushi, sashimi, tempura ou carne grelhada. Além disso, o pepino agridoce é rico em nutrientes e benefícios para a saúde, como veremos a seguir.
Como Fazer o Pepino Agridoce ou Sunomono?
Fazer o pepino agridoce ou sunomono é muito fácil e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos, que são:
- 2 pepinos médios
- 1/4 de xícara de vinagre de arroz
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- Gergelim torrado para decorar (opcional)
O primeiro passo é lavar bem os pepinos e cortá-los em fatias finas, usando um fatiador de legumes ou uma faca afiada. Você pode descascar os pepinos ou deixar a casca, de acordo com a sua preferência. Em seguida, coloque as fatias de pepino em uma tigela e salpique o sal. Misture bem e deixe descansar por cerca de 15 minutos, para que o pepino solte um pouco de água e fique mais macio.
Enquanto isso, em uma panela pequena, misture o vinagre de arroz e o açúcar. Leve ao fogo baixo e mexa até o açúcar dissolver completamente. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar.
Depois de 15 minutos, escorra o excesso de água do pepino e esprema as fatias com as mãos, para remover o máximo de líquido possível. Transfira o pepino para uma tigela limpa e adicione o vinagre adocicado. Misture bem e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos, para que o pepino absorva o sabor do vinagre.
Na hora de servir, você pode polvilhar gergelim torrado por cima, para dar um toque crocante e saboroso. O pepino agridoce ou sunomono pode ser consumido sozinho, ou como acompanhamento de outros pratos.
A Origem do Pepino Agridoce ou Sunomono
O pepino agridoce ou sunomono é um prato milenar, que tem origem na China. Segundo a história, o imperador Qin Shi Huang, que unificou a China em 221 a.C., era um grande apreciador de pepino avinagrado, e o consumia diariamente para manter a sua saúde e longevidade. O pepino avinagrado era considerado um alimento medicinal, que ajudava a prevenir doenças e a purificar o sangue.
O pepino avinagrado chegou ao Japão por volta do século VI, junto com a introdução do budismo e da escrita chinesa. Os monges budistas levaram consigo o hábito de comer pepino avinagrado, que era chamado de “shukemono” em japonês. O shukemono era um prato vegetariano, que seguia os preceitos da religião, e que também era usado para oferendar aos deuses.
Com o passar do tempo, o shukemono foi se diversificando, e passou a incluir outros tipos de vegetais e temperos, como cenoura, rabanete, alga, gengibre, pimenta e shoyu. O nome também mudou para sunomono, que significa “coisas avinagradas”. O pepino continuou sendo o ingrediente principal, e o sunomono de pepino se tornou um prato típico da culinária japonesa, que é apreciado até hoje.
2 Acompanhamentos para o Pepino Agridoce ou Sunomono
O pepino agridoce ou sunomono é um prato versátil, que pode ser servido com diversos acompanhamentos, de acordo com o seu gosto e ocasião. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com o pepino agridoce ou sunomono:
- Sushi: O sushi é um dos pratos mais famosos da culinária japonesa, que consiste em bolinhos de arroz temperado com vinagre, recheados ou cobertos com peixe cru, frutos do mar, legumes ou ovo. O sushi é um prato saboroso e nutritivo, que pode ser encontrado em vários formatos e variedades. O pepino agridoce ou sunomono é um ótimo acompanhamento para o sushi, pois ajuda a limpar o paladar e a equilibrar o sabor do peixe e do arroz. Você pode servir o pepino agridoce ou sunomono em uma tigela separada, ou colocar uma fatia de pepino sobre cada bolinho de sushi, para dar um toque refrescante e crocante.
- Frango Teriyaki: O frango teriyaki é um prato simples e delicioso, que consiste em frango grelhado ou frito, regado com um molho agridoce feito com shoyu, açúcar, saquê e gengibre. O frango teriyaki é um prato suculento e macio, que tem um sabor marcante e adocicado. O pepino agridoce ou sunomono é um excelente acompanhamento para o frango teriyaki, pois ajuda a cortar a gordura e a doçura do molho, e a dar uma sensação de frescor e leveza. Você pode servir o pepino agridoce ou sunomono ao lado do frango teriyaki, ou misturar com o molho, para criar uma salada saborosa e nutritiva.
Conclusão
O pepino agridoce ou sunomono é um prato tradicional da culinária japonesa, que traz vários benefícios para a sua saúde. Neste artigo, você aprendeu:
- O que é o pepino agridoce ou sunomono, e como fazer a receita em casa;
- A origem do pepino agridoce ou sunomono, e como ele se tornou um prato típico do Japão;
- 2 acompanhamentos que combinam muito bem com o pepino agridoce ou sunomono, e que podem variar o seu cardápio.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que experimente o pepino agridoce ou sunomono na sua próxima refeição. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos, e deixe um comentário abaixo, contando a sua opinião e as suas sugestões. Obrigado pela sua atenção, e até a próxima!