Você já experimentou fazer massa de nhoque caseiro? Essa é uma receita tradicional italiana que pode surpreender você com sua simplicidade e sabor. O nhoque é um tipo de massa feita com batata, farinha e ovos, que pode ser servido com diversos molhos e acompanhamentos. Neste artigo, vamos te ensinar 5 dicas para fazer uma massa de nhoque caseiro deliciosa, que vai deixar sua família e amigos com água na boca.
O que é massa de nhoque caseiro e por que fazer?
A massa de nhoque caseiro é uma das receitas mais antigas e populares da culinária italiana. Ela surgiu na região da Lombardia, no norte da Itália, onde os camponeses aproveitavam as batatas que cultivavam para fazer uma massa simples e nutritiva. O nome nhoque vem do italiano gnocco, que significa “pedaço”, referindo-se ao formato dos pedacinhos de massa que são cozidos em água fervente.
Fazer massa de nhoque caseiro tem muitas vantagens. Além de ser mais barato e saudável do que comprar a massa pronta, você pode personalizar o sabor e a textura da sua massa, adicionando temperos, ervas, queijos ou outros ingredientes. Você também pode escolher o molho e os acompanhamentos que mais combinam com o seu paladar e com a ocasião. Fazer massa de nhoque caseiro é uma ótima forma de aproveitar as batatas que estão sobrando na sua despensa, e também de se divertir na cozinha, envolvendo toda a família no processo.
Como fazer massa de nhoque caseiro passo a passo
Para fazer massa de nhoque caseiro, você vai precisar de:
- 1 kg de batatas
- 300 g de farinha de trigo
- 1 ovo
- Sal a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Lave bem as batatas e cozinhe-as com casca em uma panela com água e sal até que fiquem macias. Escorra e descasque-as ainda quentes.
- Amasse as batatas com um garfo ou um espremedor, formando um purê. Deixe esfriar um pouco.
- Em uma superfície enfarinhada, faça um monte com o purê de batatas e abra um buraco no centro. Coloque o ovo e uma pitada de sal no buraco e misture com as mãos, incorporando a farinha aos poucos, até formar uma massa homogênea e macia, mas que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha ou água.
- Divida a massa em pedaços e enrole cada um em um cordão de cerca de 2 cm de espessura. Corte o cordão em pedaços de 2 cm de comprimento e modele cada um com um garfo, fazendo ranhuras na superfície. Essas ranhuras vão ajudar a massa a absorver melhor o molho.
- Cozinhe os nhoques em uma panela com água fervente e sal, em pequenas porções, até que eles subam à superfície. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os em um refratário. Repita o processo até cozinhar toda a massa.
A origem do nhoque da fortuna
Você sabia que existe uma tradição que diz que comer nhoque no dia 29 de cada mês traz sorte e prosperidade? Essa tradição tem origem em uma lenda que conta que, no século VIII, um frade peregrino chamado São Pantaleão chegou a uma vila na Itália, faminto e cansado. Ele bateu na porta de uma casa humilde e foi recebido por uma família que lhe ofereceu um prato de nhoque, feito com as poucas batatas que tinham. O frade agradeceu e comeu os sete nhoques que estavam no prato, deixando uma moeda de ouro embaixo dele. Depois, ele se despediu e seguiu seu caminho. Quando a família foi lavar a louça, encontrou a moeda e ficou maravilhada com o milagre. Desde então, as pessoas passaram a comer nhoque no dia 29, colocando uma moeda ou uma nota embaixo do prato, para atrair sorte e fortuna.
Dois acompanhamentos para a massa de nhoque caseiro
A massa de nhoque caseiro é muito versátil e pode ser servida com diversos molhos e acompanhamentos. Aqui, vamos sugerir dois que são fáceis de fazer e que combinam muito bem com o sabor da massa:
- Molho de tomate e manjericão: em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue uma cebola picada e dois dentes de alho amassados. Adicione 4 tomates picados sem pele e sem sementes, sal, pimenta e uma colher de sopa de açúcar. Cozinhe em fogo baixo até o tomate se desmanchar e formar um molho encorpado. Junte um punhado de folhas de manjericão fresco e desligue o fogo. Sirva o molho sobre os nhoques e polvilhe queijo parmesão ralado.
- Manteiga e sálvia: em uma frigideira, derreta 100 g de manteiga e frite algumas folhas de sálvia fresca até que fiquem crocantes. Tempere com sal e pimenta e regue os nhoques com essa mistura. Polvilhe noz-moscada ralada e queijo parmesão ralado.
Conclusão
Fazer massa de nhoque caseiro é uma forma de trazer um pouco da culinária italiana para a sua mesa, com um prato simples, saboroso e econômico. Com as nossas dicas, você vai conseguir fazer uma massa de nhoque caseiro deliciosa, que vai agradar a todos. Experimente e nos conte o que achou. Deixe também a sua opinião sincera e sugestões para melhorar o nosso artigo. Obrigado por ler e até a próxima!