O bife à parmegiana é um prato típico da culinária italiana, que consiste em um filé de carne empanado, coberto com molho de tomate e queijo, e gratinado no forno. É uma receita simples, mas muito saborosa, que agrada a todos os paladares.
Neste artigo, vamos te ensinar como fazer um bife à parmegiana perfeito, com dicas para escolher os ingredientes, temperar a carne, fazer o molho, montar o prato e servir. Além disso, vamos contar um pouco da história desse prato, que tem origens controversas, e sugerir dois acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Ficou com água na boca? Então continue lendo e aprenda a fazer essa delícia!
O que é o Bife à Parmegiana?
O bife à parmegiana é um prato que leva o nome de uma região da Itália, a Parma, famosa por seus queijos e presuntos. No entanto, há uma discussão sobre a verdadeira origem dessa receita, que pode ter sido criada na própria Itália, ou por imigrantes italianos no Brasil ou na Argentina. O fato é que o bife à parmegiana se tornou um clássico da gastronomia mundial, e pode ser encontrado em diversos restaurantes e cardápios.
O bife à parmegiana é composto por três camadas principais: o filé de carne, o molho de tomate e o queijo. O filé de carne pode ser de boi, frango, porco ou até mesmo peixe, e deve ser empanado com farinha de rosca, ovos e queijo ralado.
O molho de tomate pode ser feito com tomates frescos ou enlatados, e deve ser temperado com alho, cebola, sal, pimenta e ervas. O queijo pode ser o parmesão, que dá nome ao prato, ou outro tipo de queijo que derreta bem, como a muçarela. O prato é montado em uma travessa, com uma camada de molho, uma de filé, outra de molho e outra de queijo, e levado ao forno para gratinar.
Como Fazer um Bife à Parmegiana Perfeito?
Para fazer um bife à parmegiana perfeito, você vai precisar de:
- 4 filés de carne de sua preferência (boi, frango, porco ou peixe)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 ovos batidos
- 1 xícara de farinha de rosca
- 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
- Óleo para fritar
- 2 xícaras de molho de tomate
- 200 g de queijo muçarela fatiado
O passo a passo é o seguinte:
- Tempere os filés de carne com sal e pimenta-do-reino a gosto, e reserve.
- Em um prato, misture a farinha de rosca com o queijo parmesão ralado, e reserve.
- Em outro prato, coloque os ovos batidos, e reserve.
- Aqueça uma frigideira com óleo, e frite os filés de carne, passando-os primeiro nos ovos e depois na farinha de rosca, até que fiquem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha, e reserve.
- Em uma travessa refratária, espalhe um pouco de molho de tomate, e coloque os filés de carne por cima, sem sobrepor.
- Cubra os filés com o restante do molho de tomate, e distribua o queijo muçarela fatiado por cima.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até que o queijo derreta e fique gratinado.
Qual é a História do Bife à Parmegiana?
A história do bife à parmegiana é incerta, e existem várias versões sobre a sua origem. Uma delas diz que o prato foi criado na Itália, na região de Parma, por volta do século XVIII, como uma forma de aproveitar as sobras de carne e queijo. Outra versão diz que o prato foi inventado por imigrantes italianos no Brasil, na cidade de São Paulo, no início do século XX, inspirados pelo cotoletta alla milanese, um filé de carne empanado típico de Milão. Há ainda quem diga que o prato foi criado por imigrantes italianos na Argentina, na cidade de Buenos Aires, no final do século XIX, como uma adaptação do escalope de vitela à napolitana, um prato similar ao bife à parmegiana, mas sem o queijo.
Independentemente da sua origem, o bife à parmegiana se popularizou no mundo todo, e ganhou diversas variações, como o frango à parmegiana, o porco à parmegiana e o peixe à parmegiana. O prato também é conhecido por outros nomes, como parmigiana di carne, parmigiana di pollo, parmigiana di maiale, parmigiana di pesce, milanesa a la napolitana, milanesa a la parmesana, escalope a la parmesana, entre outros.
Quais são os Melhores Acompanhamentos para o Bife à Parmegiana?
O bife à parmegiana é um prato muito versátil, que pode ser acompanhado por diversos tipos de guarnições. Duas sugestões que combinam muito bem com ele são:
- Arroz branco: o arroz branco é um acompanhamento clássico e simples, que contrasta com o sabor e a textura do bife à parmegiana. Você pode fazer o arroz branco da forma tradicional, refogando o arroz com alho, cebola, sal e água, ou incrementar com ervas, legumes, queijo ou castanhas.
- Purê de batatas: o purê de batatas é outro acompanhamento que harmoniza perfeitamente com o bife à parmegiana, pois é cremoso, macio e suave. Você pode fazer o purê de batatas cozinhando as batatas e amassando-as com leite, manteiga, sal e noz-moscada, ou usar outros ingredientes, como creme de leite, cream cheese, requeijão ou queijo.
Conclusão
O bife à parmegiana é um prato delicioso, que pode ser feito com diferentes tipos de carne, molho e queijo. É uma receita fácil, rápida e prática, que agrada a toda a família. Neste artigo, você aprendeu como fazer um bife à parmegiana perfeito, com dicas para escolher os ingredientes, temperar a carne, fazer o molho, montar o prato e servir. Você também conheceu um pouco da história desse prato, que tem origens controversas, e duas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha!
Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que tenha aprendido algo novo. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa. Obrigado pela sua atenção, e até a próxima!