O frango assado com ervas é um prato clássico e saboroso, que pode ser servido em diversas ocasiões. Além de ser fácil de fazer, o frango assado com ervas tem um aroma irresistível e uma textura suculenta. Neste artigo, você vai aprender algumas dicas para preparar um frango assado com ervas perfeito, que vai surpreender a sua família e os seus convidados.
O que é o frango assado com ervas?
O frango assado com ervas é uma receita que consiste em temperar um frango inteiro ou em pedaços com sal, azeite, alho e diversas ervas aromáticas, como alecrim, sálvia, manjericão, salsinha e louro. Depois, o frango é levado ao forno para assar até ficar dourado e crocante. As ervas conferem um sabor especial e uma fragrância deliciosa ao frango, que fica macio e úmido por dentro.
Como fazer o frango assado com ervas?
Para fazer o frango assado com ervas, você vai precisar de:
- 1 frango inteiro (cerca de 1,7 kg) ou 2 coxas e 2 sobrecoxas
- 3 cebolas grandes
- 1 cabeça de alho
- 2 limões-sicilianos
- 1 colher (sopa) de flor do sal (ou sal grosso)
- 1½ colher (chá) de páprica doce
- 1 colher (chá) de açúcar mascavo
- 2 ramos de louro
- 4 ramos de alecrim
- 5 folhas de sálvia
- 5 folhas de manjericão
- 20 salsinhas
- 1 colher de sopa de erva doce
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- azeite a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Lave e seque os limões sicilianos. Com um zester (ou ralador) faça raspas da casca de 1 limão. Caso esteja utilizando sal grosso, bata no pilão para quebrar em pedaços menores. Numa tigela pequena, misture o sal, a páprica, o açúcar mascavo, as raspas de limão e pimenta-do-reino moída na hora a gosto – essa é a marinada seca, que vai temperar o frango.
- Seque bem o frango com papel-toalha. Coloque o frango numa tigela grande (ou travessa) e tempere com a marinada seca – esfregue bem a mistura de sal com especiarias sobre toda a pele, entre a pele e a carne do peito e dentro da cavidade do frango. Tampe a tigela (ou cubra com filme) e leve à geladeira para marinar por 1 hora.
- Passado o tempo da marinada, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Retire o frango da geladeira por 30 minutos para perder o gelo enquanto o forno aquece.
- Descasque e corte a cebola em rodelas grossas de 1,5 cm. Regue o fundo de uma assadeira grande com um fio de azeite e distribua as rodelas de cebola, uma ao lado da outra, formando uma cama para o frango. Disponha sobre as cebolas 3 ramos de alecrim untados com azeite e 1 ramo de louro; coloque também na assadeira a cabeça de alho inteira. Regue tudo com um 1 colher (sopa) de azeite.
- Regue o frango com 2 colheres (sopa) de azeite e espalhe bem com as mãos. Corte em quartos o limão siciliano que você usou para fazer as raspas. Coloque os quartos de limão no interior da cavidade do frango, com 4 folhas de louro. Pique fino as folhas do ramo de alecrim restante e misture com 2 colheres (sopa) de azeite numa tigela pequena.
- Posicione o frango na tábua, com o peito para cima, e encaixe as pontas das asas sob as costas – assim elas não queimam enquanto assam. Corte um pedaço grande de barbante, segure uma ponta em cada mão e posicione o centro do fio na parte mais grossa do peito (onde estava o pescoço do frango). Passe o barbante sobre as coxas, rente à lateral do peito; dê uma volta por fora das pontas das coxas, cruze e amarre – dessa forma as coxas ficam mais rentes ao peito, fazendo com que o calor se distribua de maneira mais uniforme na carne. Puxe as pontas do barbante para baixo, dando uma volta ao redor da cauda do frango e amarre junto com as coxas – assim, a cavidade do frango fica mais fechadinha, o que deixa a carne mais úmida.
- Disponha o frango na assadeira, sobre a cama de cebolas e ervas, com o peito para cima e leve ao forno para assar por 15 minutos, até a pele começar a ganhar um tom dourado. Diminua a temperatura do forno para 180 ºC (temperatura média) e deixe o frango por mais 55 minutos, até assar por completo e ficar com a pele bem dourada e crocante. Nos últimos 5 minutos, abra o forno com cuidado e espalhe o azeite com alecrim picado sobre a pele do frango para dar um sabor extra da erva sem queimar.
Qual é a origem do frango assado com ervas?
Não se sabe ao certo qual é a origem do frango assado com ervas, mas é provável que seja uma receita antiga, que surgiu da necessidade de aproveitar os ingredientes disponíveis na natureza. As ervas aromáticas são usadas desde a antiguidade para temperar e conservar os alimentos, além de terem propriedades medicinais e religiosas. O frango é uma carne versátil, que se adapta a diferentes modos de preparo e combina com diversos acompanhamentos. O frango assado com ervas é uma receita que atravessou séculos e culturas, sendo apreciada em vários países do mundo, com variações nos temperos e nos modos de assar.
Quais são os melhores acompanhamentos para o frango assado com ervas?
O frango assado com ervas é um prato que combina com vários tipos de acompanhamentos, desde os mais simples até os mais elaborados. Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos que vão deixar o seu frango assado com ervas ainda mais gostoso:
- Batatas assadas: as batatas são um acompanhamento clássico para o frango assado, pois ficam crocantes por fora e macias por dentro, e absorvem o sabor das ervas e do frango. Para fazer as batatas assadas, você vai precisar de:
- 4 batatas grandes
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 ramos de alecrim
- Lave e seque bem as batatas. Corte-as em pedaços médios, com casca e tudo. Coloque as batatas numa panela, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos, ou até que as batatas estejam macias, mas ainda firmes. Escorra a água e transfira as batatas para uma tigela.
- Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura alta). Regue as batatas com o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem para envolver todas as batatas com o tempero. Espalhe as batatas numa assadeira grande, sem sobrepor os pedaços. Por cima, distribua os ramos de alecrim. Leve ao forno para
- assar por cerca de 40 minutos, ou até que as batatas estejam douradas e crocantes, virando os pedaços na metade do tempo para dourar por igual.
- Salada verde: a salada verde é um acompanhamento leve e refrescante, que contrasta com o sabor intenso do frango assado com ervas. Para fazer a salada verde, você vai precisar de:
- 4 xícaras (chá) de folhas verdes variadas (alface, rúcula, agrião, etc.)
- 1 xícara (chá) de tomates-cereja cortados ao meio
- ¼ de xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 4 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- Lave e seque bem as folhas verdes. Rasgue-as com as mãos em pedaços menores e coloque numa saladeira. Junte os tomates-cereja e as azeitonas pretas. Misture delicadamente.
- Numa tigela pequena, misture o vinagre balsâmico, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Regue a salada com o molho e misture novamente. Sirva em seguida ou mantenha na geladeira até a hora de servir.
- Conclusão
- Neste artigo, você aprendeu como preparar um delicioso frango assado com ervas, que é um prato clássico e saboroso, que pode ser servido em diversas ocasiões. Você também aprendeu algumas dicas para temperar e assar o frango, e duas sugestões de acompanhamentos que vão deixar o seu prato ainda mais completo e gostoso. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que experimente fazer o frango assado com ervas na sua casa. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!